Quem nós Somos

Associação Social de Interesse Público

Quem Somos

O Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE / MG) é o resultado da idealização de um grupo de empresários e educadores mineiros que se uniram para promover a inclusão de estudantes no mercado de trabalho, bem como a integração entre empresas e escolas.

Durante mais de quatro décadas ininterruptas em Minas Gerais, o CIEE / MG encaminhou cerca de meio milhão de estudantes para oportunidades de estágios nos níveis médio, técnico e superior.

Em fevereiro de 2016, a instituição ampliou seu leque de possibilidades de encaminhamentos por meio do lançamento do Programa Aprendiz do CIEE / MG que nos últimos cinco anos beneficiou alguns milhares de estudantes.

A parceria com a Fundação Roberto Marinho possibilitou a adoção da metodologia do Programa Aprendiz Legal nas turmas de Aprendizes em formação pela instituição. A iniciativa possibilita ao jovem treinamento qualificado para o mundo do trabalho. 

MISSÃO:

Promover iniciativas socioeducativas e socioassistenciais
para o desenvolvimento da pessoa, seu preparo para cidadania e sua integração ao mercado de trabalho, concomitante à promoção do protagonismo juvenil.

VISÃO:

Ser reconhecido por excelência na integração entre empresas e instituições de ensino, com vistas à inserção dos estudantes no mercado de trabalho.

VALORES:

- Execução das ações de forma continuada, permanente, planejada e livre de quaisquer discriminações;

- Compromisso com o meio institucional, educacional, empresarial e social, buscando sempre o bem comum e o desenvolvimento da pessoa humana;

- Promoção da formação político-cidadã, desenvolvimento, resgate e fortalecimento do protagonismo através da reflexão crítica permanente como condição de crescimento pessoal e construção da autonomia, para o convívio social;

- Atuação em grupos com foco no fortalecimento de vínculos e desenvolvimento de atitudes e habilidades para a inserção no mundo do trabalho   com monitoramento durante este processo;

- Observância aos princípios da ética e da boa convivência, com a valorização das pessoas;

- Transparência em suas ações, zelando pelo reconhecimento de utilidade pública dos Governos Municipal, Estadual e Federal.




 

Filosofia do Agente de Integração

O Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE / MG) desenvolve suas ações promovendo a interface entre os Sistemas de Formação (escola) e Absorção (empresa), realimentada por quatro subsistemas:

Informação: armazena todas as informações necessárias e coloca à disposição do sistema.

Intercâmbio: é a extensão escolar, via estágio, com disponibilidade de áreas e utilização recíproca de máquinas, equipamentos e recursos humanos.

Adequação: representa os projetos específicos para reformulação de programas e identificação de novas ocupações existentes no mercado de trabalho.

Avaliação: acompanhamento da interação dos Sistemas de Formação e Absorção, e dos subsistemas.

CIEE / MG – Mais de quatro décadas de sucesso em Minas Gerais

CIEE / MG – Mais de quatro décadas de sucesso em Minas Gerais

A origem do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE / MG) remonta à década de 1970, quando um grupo de educadores e empresários decidiram fundar, em território mineiro, uma instituição para integrar os mundos do saber (escola) e fazer (trabalho).

No ano de 1978, o professor Sebastião Alvino Colomarte, então assessor técnico e coordenador do Curso Multinacional de Educação Técnica e Formação Profissional da Universidade do Trabalho (Utramig), iniciou alguns contatos através do Sr. Luiz Guimarães Mesquita com o CIEE que já atuava no estado de São Paulo desde 1965.

O entusiasmo com as atividades realizadas pelo CIEE foi compartilhado com o professor Waldemar Dornas Pereira, então diretor do Centro Interescolar da Utramig. Diante das possibilidades vislumbradas que poderiam significar a inclusão de muitos estudantes do mercado de trabalho através de programas de estágio, foi organizado um grupo de trabalho para transformar em realidade o sonho da implantação do CIEE / MG que envolvia, além dos professores Colomarte e Dornas, a professora Therezinha Dardengo, então vinculada à Secretaria de Estado da Educação, o doutor Antônio Eustáquio Óliver que na época era assessor do então governador Ozanan Coelho, e o professor Hélio José Muzzi de Queiroz que na ocasião era o diretor da Utramig.

Através de um ofício encaminhado ao doutor Antônio Carlos Pacheco e Silva, então presidente do CIEE/SP, o grupo de especialistas em educação técnica consultou sobre a possibilidade de instalação da unidade mineira do CIEE. Na correspondência, foram disponibilizados o endereço e o telefone residenciais do professor Colomarte como referenciais para resposta.

O entusiasmo contagiava os familiares e os instigava a colaborar com os esforços do grupo instituidor do CIEE / MG. Conta o professor Colomarte que sua esposa Maria Gilda de Castro Colomarte foi quem recebeu a primeira ligação de São Paulo e prontamente articulou as condições para que a negociação tivesse continuidade.

Com a colaboração do professor Victório D’Achille Palmieri, idealizador do Movimento CIEE no país, o grupo de entusiastas mineiros foi convidado para conhecer a sede do CIEE / SP e dialogar o avanço do projeto de implantação da unidade do CIEE em Minas Gerais.

Na medida em que o projeto evoluía e dava sinais positivos de evolução, o grupo convidava novos integrantes como, por exemplo, o doutor Mozart Schmidt de Camargos, o professor Jenner Procópio de Alvarenga, o doutor Jair Augusto de Oliveira, bem como os empresários Evando José Neiva e Rômulo de Avelar.

A proposta de implantação do CIEE / MG foi apresentada ao então governador mineiro Ozanan Coelho, que apoiou a iniciativa. Após a assinatura de acordo de cooperação técnica com CIEE de São Paulo, o grupo fundador conseguiu instalar em Belo Horizonte um escritório regional do CIEE / SP, que iniciou suas atividades, em 1979, no Edifício Super Building Valente, na Avenida Afonso Pena. Por empenho do governador Ozanan Coelho, foi assinado o primeiro convênio de cooperação técnica entre o CIEE / MG e a Secretaria de Estado da Educação. Naquele momento, o CIEE / MG ainda operava como escritório do CIEE / SP e tinha como gerente operacional o professor Dornas.

Finalmente, em 8 de dezembro de 1979, com recursos originados do convênio com a Secretaria e do próprio bolso de integrantes do grupo, foi possível a instalação definitiva de uma unidade independente e autônoma em Minas Gerais.

A primeira diretoria institucional do CIEE / MG eleita teve como diretor-presidente o empresário Rômulo de Avelar e, como primeiro vice-presidente, o empresário Adolfo Neves Martins da Costa.

Em 1984, foi reconhecida como instituição de utilidade pública municipal e estadual. Em 1985, tendo o professor Waldemar Dornas Pereira como Superintendente-Executivo, o CIEE / MG passou a funcionar com uma sede própria localizada no bairro de Lourdes, região Centro-Sul da capital mineira.

 No ano de 1989, o CIEE / MG iniciou a construção da nova sede própria, localizada na Rua Célio de Castro, 79, no bairro Floresta, em Belo Horizonte. Ocupando uma área de 800 metros quadrados, a obra foi entregue no início de 1990, onde atualmente desenvolve suas atividades.

Em 1991, o professor Sebastião Alvino Colomarte, que desde a fundação do CIEE / MG participava ativamente da diretoria institucional, foi convidado para ocupar o cargo de Superintendente Adjunto do CIEE / MG.

Entre outubro de 2002 e Agosto de 2003, ocorreram as obras de ampliação da sede própria com a construção do Edifício Integração II. Em 2008, foi inaugurado um auditório anexo à sede do CIEE / MG onde se encontra uma Galeria em Homenagem aos Membros Fundadores.

Em setembro de 2014, a diretoria institucional do CIEE / MG, na época presidida pelo professor Antônio Carlos Dias Athayde, em reunião extraordinária e respeitando um processo natural de sucessão, nomeou o professor Sebastião Alvino Colomarte para o cargo de Superintendente-Executivo, em virtude do súbito falecimento de seu antecessor. Neste mesmo mês, por deliberação da nova Superintendência Executiva,  o auditório anexo à sede da Instituição passou a ser chamado de Auditório Professor Waldemar Dornas Pereira, como forma de homenagear e preservar a memória do principal fundador e instituidor do CIEE de Minas Gerais.

Em maio de 2017, Kleber de Castro Colomarte foi admitido para coordenar as atividades operacionais e cuidar do processo de expansão da instituição em território mineiro. 

Em dezembro de 2018, o professor Sebastião Alvino Colomarte optou por se afastar do quadro executivo do CIEE / MG e seu nome foi indicado para assumir o comando da Diretoria Institucional da instituição. Ao assumir como Diretor-Presidente, o professor Colomarte indicou o professor Antônio Athayde para o cargo de Superintendente-Executivo e Kleber de Castro para a função de Superintendente-Adjunto com a aprovação unânime dos diretores.

Coube ao professor Antônio Carlos Dias Athayde a missão de articular a consolidação do programa de Aprendizagem em Minas Gerais, bem como a ampliação do programa para outras regiões do estado. Durante a sua gestão, foi formalizada a parceria com a Fundação Roberto Marinho (FRM) e a implantação da metodologia pedagógica do Aprendiz Legal. Um dos grandes desafios desta gestão foi o de driblar os desafios e as adversidades enfrentados com o advento da pandemia do COVID-19.

Em Maio de 2021, ainda em plena pandemia, Kleber de Castro Colomarte assumiu a Superintendência Executiva do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais em virtude do afastamento do professor Athayde por questões pessoais. Na mesma época, foi iniciada uma reforma na sede administrativa da instituição visando a modernização da estrutura e adequação às necessidades tecnologicas e gerenciais do novo contexto.

Atuação – Atualmente, o Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais, além de sua sede em Belo Horizonte, possui Unidades de Atendimento com representatividade nas principais regiões do Estado. Estas unidades atuam em parceria com as  principais entidades da classe empresarial (Associações Comerciais e Empresariais e Câmara de Dirigentes lojistas).

Parceiros pioneiros - Também contribuíram decisivamente para a expansão do CIEE / MG em todo o território mineiro, três empresas que acreditaram no ideal de seus fundadores e apostaram no sucesso da iniciativa. São eles: a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e o jornal “Diário do Comércio”.

Diretoria Institucional - Biênio 2024 a 2025

O Colegiado "A", se refere à Diretoria Institucional, empossada à cada biênio e podendo ser reconduzida por até 3 (três) mandatos.

Diretor-Presidente

  Waldir Esmero Campos

José Pedro Barbosa

Diretor Vice-Presidente

Yvan Muls Costa Oliveira

Diretor Vice-Presidente

Patrícia Augusta Alvarenga

Diretora-Financeira

Edvar Dias Campos

Diretor-Financeiro

Raimundo Alves de Jesus

Diretor-Secretário

Adriana Ferreira de Avellar

Diretora-Secretária

Conselheiros Titulares e Suplentes

Adriana de Souza Teixeira

Conselheira Fiscal Titular

José Antônio Gonçalves

Conselheira Fiscal Titular

Acácio Murilo Neiva

Conselheiro Fiscal Titular

Rodrigo Miranda

Conselheiro Fiscal Suplente

Jean Max Tavares

Conselheiro Fiscal Suplente

Antônio Carlos Cabral

Conselheiro Fiscal Suplente

Quadro Executivo

O Colegiado "B", diz respeito ao Quadro Executivo da instituição.

Constituído pelos Superintendentes Executivo e Adjunto, Supervisores e demais colaboradores do CIEE/MG.

De acordo com o Estatuto e o Regimento, o Superintenente-Executivo representa o Colegiado "B" junto à Diretoria Institucional.

Kleber de Castro Colomarte

Superintendente-Executivo

Superintendente, Supervisores e demais colaboradores do CIEE / MG.

Sede Administrativa do CIEE / MG em Belo Horizonte

Endereço: Rua Célio de Castro, 79 - Bairro Floresta

Belo Horizonte / MG - Cep: 31.110-000

Telefone: (31) 3429-8100

Email: cieemg@cieemg.org.br

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

Estamos à disposição para atender você, conte conosco!

Grande BH (Contagem, Betim, Sete Lagoas e Divinópolis)

UNIDADE REGIONAL GRANDE BH

(Contagem)

Endereço: Av. Olimpio Garcia, 430 - 3º Andar - Eldorado

Contagem - MG - Cep: 32.315-140

Telefone: (31) 3395-1446

Email: contagem@cieemg.org.br

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

UNIDADE DE ATENDIMENTO EM BETIM

Endereço: Av. Amazonas, 1457, Brasiléia

Betim - MG - CEP: 32600-325

Telefone: (31) 3532-2790

Email: betim@cieemg.org.br

Horário de Funcionamento: 08:00hs às 17:00hs

UNIDADE DE ATENDIMENTO EM SETE LAGOAS

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 111 - Centro

Sete Lagoas - MG - Cep: 35.700-046 - Edifício Bela Vista Club

Telefone: (31) 3774-1528

Email: setelagoas@cieemg.org.br

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

UNIDADE DE ATENDIMENTO EM DIVINÓPOLIS

Atendimento home office

Telefone: (37) 98409-0314

Email: divinopolis@cieemg.org.br

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

UNIDADE DE ATENDIMENTO NA CEASA - MG

Endereço: Rodovia BR 040, KM 688 - Ed. Acceasa, Guanabara

Contagem - MG - CEP: 32.145-000

Fone: (31) 3394-1155

Email: ceasaminas@cieemg.org.br

LESTE DE MINAS

UNIDADE DE ATENDIMENTO EM GOV. VALADARES

Endereço: Rua Peçanha, 800, loja 3 – Centro

Governador Valadares - MG – Cep: 35.010-161

Telefone: (31)3429-8100 - telefone/whatsapp

Email: gov.valadares@cieemg.org.br

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

UNIDADE DE ATENDIMENTO EM IPATINGA

Atendimento home office

Telefone: (31) 98453-5002

Email: ipatinga@cieemg.org.br / adriano.anjos@cieemg.org.br

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

UNIDADE DE ATENDIMENTO EM TEÓFILO OTONI

Atendimento home office

Telefone: (33) 9 8449-1693

E-mail:  teofilo.otoni@cieemg.org.br / fagner.mendes@cieemg.org.br

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

UNIDADE DE ATENDIMENTO EM NANUQUE

Endereço: Av. Brasil, 644 - Vila Nova

Nanuque / MG - Cep: 39.860–000

Telefone: (31)3429-8100 - telefone/whatsapp

Email: nanuque@cieemg.org.br

Horário de Funcionamento: 13hs às 17hs

Norte de Minas

UNIDADE DE ATENDIMENTO EM MONTES CLAROS

Endereço: Rua Urbino Viana, 748 - Centro

Montes Claros - MG - Cep: 39.400-087

Telefone: (38) 3222-5237

Email: moc@cieemg.org.br

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

UNIDADE DE ATENDIMENTO EM JANUÁRIA

Atendimento Home Office

samylla.alves@cieemg.org.br

Telefone: (38) 98412-9724

REGIÃO DA ZONA DA MATA

UNIDADE DE ATENDIMENTO EM JUIZ DE FORA

Endereço: Rua Antônio José Martins, 130 B

Morro da Glória - Cep: 36.036–050

Telefone: (31) 3429-8100 - telefone/whatsapp

Email: juizdefora@cieemg.org.br

Horário de Funcionamento: 09:00hs às 12:00hs e de 14:00hs às 17:30hs

UNIDADE DE ATENDIMENTO EM BARBACENA

Atendimento Home Office
Endereço somente para correspondência
Pça dos Andradas,103 - 2º Andar (ACIB) - Centro - Barbacena - MG - CEP 36.200-008

Fone: (32) 98501-0297

Email: barbacena@cieemg.org.br

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

UNIDADE DE ATENDIMENTO EM LEOPOLDINA

Endereço somente para correspondência
(Rua Ribeiro Junqueira, 53 - Centro - Leopoldina - MG - CEP 36.700-000)

Fone: (32) 98500-9798

Email: leopoldina@cieemg.org.br 

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

TRIÂNGULO MINEIRO

UNIDADE DE ATENDIMENTO EM UBERLÂNDIA

Endereço: Rua Francisco Vicente Ferreira, 126 - Santa Mônica

Uberlândia – MG - CEP: 38.408-102

Telefone: (34) 3239-7209 ou (34) 3239-7210

Email: uberlandia@cieemg.org.br

Horário de Funcionamento: 08:00hs às 17:30hs

UNIDADE DE ATENDIMENTO EM UBERABA

Endereço: Rua Tristão de Castro, 105 - Centro

Uberaba - MG - CEP. 38.010-250

Telefone: (34) 98414-4138

Horário de Funcionamento: 08 às 17 hs

E-mail: uberaba@cieemg.org.br

UNIDADE DE ATENDIMENTO EM PATOS DE MINAS

Rua Vicente José de Santana, 221, Jardim Paulistano 

Patos de Minas - CEP: 38706-018

Telefone: (34) 98414-3591

Email: patosdeminas@cieemg.org.br / luiz.paulo@cieemg.org.br

Horário de Funcionamento: 08 às 17hs

Sul de Minas (Varginha, Pouso Alegre e Extrema)

UNIDADE REGIONAL SUL DE MINAS

(VARGINHA)

Endereço: Av. Rio Branco, 288A, Centro

Varginha / MG - CEP: 37.002-010

Telefone: (31)3429-8100 - telefone/whatsapp

Email: varginha@cieemg.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 18h

UNIDADE DE ATENDIMENTO EM POUSO ALEGRE

Endereço: Praça Senador José Bento, 118, Térreo - Centro

Pouso Alegre / MG - Cep: 37.550–035

Telefone: (35) 3449-8938

Email: pousoalegre@cieemg.org.br / jonatas.justino@cieemg.org.br 

Horário de Funcionamento: 08h às 17h

UNIDADE DE ATENDIMENTO EM EXTREMA

Endereço: Estrada Munic. Pedro Rosas da Silva, 303 / Sala C-01, 1º ANDAR - prédio C - Vila Rica - Extrema

Telefone: (31)3429-8100 - telefone/whatsapp

Email: extrema@cieemg.org.br  

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

Assistências para Estagiários e Aprendizes

Os estagiários e os aprendizes possuem assistências especiais garantidas pelo CIEE/MG. 

O CIEE/MG oferece aos estagiários e aprendizes assistências exclusivas, destinadas a orientar e auxiliar em situações cotidianas de ordem pessoal, familiar ou profissional.

Os departamentos de RH, Administrativo e Pessoal das empresas também podem contar com as assistências no apoio à gestão do estagiário acerca de questões relacionadas aos temas abordados pelas assistências:

Informações sobre Conselho Tutelar, escola, convívio familiar e comunitário; gestantes e seus direitos na rede pública e previdência social; idosos e deficientes com relação à previdência social, benefícios sociais, direitos públicos, e orientações relacionadas aos direitos sociais e documentação dos cidadãos. Acolhimento e direcionamento em questões como atrito familiar, separação, guarda de filhos, benefícios, serviços, programas e projetos sociais, previdência social, agressão familiar e doméstica, apoio e orientações relacionados a usuários de álcool e drogas, informações sobre direitos, deveres e obrigações dos cidadãos, busca pela cidadania entre outros.

O objetivo da assistência é prestar apoio e orientação psicológica, tendo como finalidade assessorar o segurado que estiver em situação de forte impacto emocional tais como: perdas, luto, acidente, doenças graves, envolvimento com álcool e drogas, assalto, roubo, aposentadoria e envelhecimento. Tem o propósito de abordar e aliviar a situação-problema vivenciada pelo segurado e/ou seus dependentes.



Informações, esclarecimentos de dúvidas e dicas nutricionais de diferentes aspectos para todas as fases da vida; nutrição e saúde, esporte, estética entre outras. Doenças como hipertensão, diabetes, doenças metabólicas, cardiopatias, câncer, alergias alimentares e doença celíaca. Orientação para cuidadores ou familiares sobre alimentação por sonda enteral ou parenteral. O atendimento será realizado por nutricionistas em que a abordagem será baseada em conhecimentos clínicos e protocolos científicos. A orientação é focada em questões que favoreçam a qualidade de vida e longevidade dos segurados e/ou seus dependentes.

O segurado tem a sua disposição um profissional da área de educação física, para orientação sobre cuidados e manutenção da saúde para a prática consciente de exercícios e hábitos mais saudáveis. Dicas para um melhor condicionamento físico (importância sobre o exame médico, controle da frequência cardíaca, fortalecimento dos músculos, hidratação), indicação de sites e bibliografias, programa de atividades personalizado de acordo com a rotina e com anamnese do segurado avaliando suas limitações. Orientação sobre compra de materiais ou equipamentos para atividade física em casa, auxílio na prevenção e melhor recuperação de lesões, sugestões para sair do sedentarismo entre outros.  

Através de profissionais das áreas de Psicologia e RH, a assistência fornece apoio sobre experiências, evolução e comportamento do estagiário no ambiente de trabalho, bem como apoio nas áreas emocionais, pessoais e profissionais para melhoria da performance do novo profissional.  Avaliação dos traços da personalidade, identificando as qualidades, habilidades e aptidões do estagiário e auxiliando na elaboração do currículo. Limitado a 02 (dois) atendimentos por ano durante o período de vigência.

Telefone para Atendimento:   0800 777 8203 (segunda a sábado, das 8h às 21h.)

Conheça os Programas Sociais desenvolvidos pelo CIEE/MG

O CIEE/MG é uma associação de direito privado, autônoma, de âmbito estadual e de reconhecida utilidade pública, beneficente de assistente social e sem fins lucrativos.

Atuamos há quase 45 anos em território mineiro e já beneficiamos quase meio milhão de jovens com os nossos programas de Estágio e Aprendizagem.

------- Clique aqui e conheça os programas sociais desenvolvidos pelo CIEE / MG ----------